quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Processador de cinco núcleos da Nvidia

A terceira geração de processadores da Nvidia Tegra foi detalhada em nosso diagrama de sua arquitetura, e com uma surpresa bem agradável. O novo Kal-El terá cinco processadores, e não apenas quatro como já havia sido previamente informado.


Até então, poucos detalhes sobre o processador foi divulgado, e a informação mas importante divulgada até agora é que vai ser o primeiro processador com quatro núcleos da empresa, sendo desenhado especificamente para dispositivos de alto rendimento, como tablets e smartphones. Os documentos divulgados hoje pela NVIDIA mostram vários pontos importantes sobre esse processador, que conta com maior velocidade, maior rendimente da bateira e GPU de melhor rendimento.

Esse quinto núcleo estará presente no processador padrão ARM Cortex A9 e deve funcionar de forma especifica para tarefas menos exigentes, e em segundo plano para aumentar a autonomia do produto. Na prática os quatro núcleos ficariam com as partes principais e o quinto núcleo atuaria para programas em segundo plano, ou recursos menores.

Esse quinto núcleo conta com uma frequência máxima de 500 MHz, e oferece uma eficiência (em watts) muito superior que o que temos atualmente quando o mesmo administra processos em segundo plano, como as notificações Push, os Live Wallpapers do Android, Wiggets e sincronizações divesas. Com isso, o desempenho final do processador pode ser até 50% melhor em relação ao Tegra 2.

Já no quesito economia de energia, até 61% da bateria pode ser economizado durante a reprodução de vídeos em alta definição, e 34% durante os jogos, conseguindo uma autonomia única em smartphones ou tablets. Alguns detalhes importantes, como as frequências finais e os modelos que vão receber o processador, ficaram em segredo, mas essas e outras questões serão reveladas ao longo de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário