sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Facebook apresenta a TimeLine


Superando qualquer expectativa dos internautas, Mark Zuckerberg abre a F8, em São Francisco, conferência anual de desenvolvedores do Facebook, apresentando o que será o Timeline ( linha do tempo em inglês). A novidade de acordo com Zuckerberg será o "coração da sua experiencia no facebook": uma maneira de colocar toda sua vida online.





Depois de mostrar o próprio perfil de 2006, quando se podia compartilhar apenas algumas informações básicas, e depois o de 2008 quando já se podia colocar o que se estava fazendo, Zuckerberg mostrou como funcionará o Timeline.


"Por muito tempo, as pessoas se perguntaram até onde iria esse fenômeno de poder se conectar com os outros e quanto duraria. Entendemos que o que as pessoas mais gostam no Facebook é descobrir mais sobre si mesma e de tudo em volta", explicou Zuckerberg.


A Timeline será " a sua história no Facebook", dividida em três partes: seus posts, seus aplicativos e uma nova maneira de mostrar suas informações. "Somos mais do que o que fizemos à alguns minutos. Milhões de pessoas estão a anos escrevendo posts e tudo desaparece só porque você não conseguiu ver a tempo e perdeu a informação?. Não mais.", definiu o CEO.


Módulos na Vertical


De acordo com Zuckerberg o Facebook ficou o último ano inteira trabalhando no TimeLine só para refazer o seu conceito por completo. O layout do site ficará mas acessível, ele ficará na vertical e você poderá ver praticamente toda a ação de compartilhamento que você fizer no Facebook.




A fim de reforça o conceito de Top Stories, recentemente lançado, em que os principais posts são os mais relevantes e não os mais recentes, agora é possível acessar tudo que é publicado por uma pessoa em ordem cronológica. Uma barra lateral à direita divide todo o conteúdo compartilhado na rede por ano. Basta clicar na data desejada e a página desce até o período em questão. Mais uma vez, somente os principais posts aparecem; posts que o Facebook acredita que foram os mais importantes, os que "definem quem você é".


Todos os posts importantes em um lugar só


Navegando pela timeline é possível encontrar: um mapa dos lugares em que a pessoa já esteve, comida já experimentada, um novo tipo de mural para eventos, uma seção de fotos mais recentes e todo o tipo de outras atividades. "Nosso maior desafio foi conseguir colocar todos os posts importantes em um espaço só", explicou o CEO.


Outra novidade é a foto do cabeçalho. Uma foto que Mark define como "a imagem que diz quem você é". Funciona como um header de blog, localizado no topo da Timeline, antes da foto do perfil. É possível trocar a foto a qualquer momento através do próprio cabeçalho ou clicando em qualquer foto postada em seu perfil.


Quem não quiser ver toda essa informação também pode optar por usar os filtros. A Timeline possui filtros para qualquer tipo de conteúdo. São chamados de Timeline Views. Para ver todos os lugares onde o usuário esteve e o que fez pelo mundo, basta acessar a Timeline no modo Map View.


E o mais importante: ainda é possível controlar e revogar qualquer direito de visibilidade da Timeline, assim como já é feito hoje com nossos perfis.


Veja o vídeo a seguir sobre a nova Timeline, do Facebook:


Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário