sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Cientistas dizem que conseguiram ultrapassar a velocidade da luz

Cientistas europeus divulgaram nessa quinta-feira (22), que fizeram uma descoberta que pode revolucionar a física como conhecemos hoje. Eles divulgaram que conseguiram ultrapassar a velocidade da luz, com um neutrino, viajando mais rápido do que a luz 60 nanosegundos (60 bilionésimos de segundos).




Essa pesquisa foi divulgada por cientistas que trabalham no Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França  (CNRS) à partir de dados obtidos no supercolisor do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em inglês), se for confirmado mesmo poderá gerar uma reformulação na física como nós conhecemos hoje.

Segundo os cientistas que participaram da pesquisa, ela foi refeita 15 mil vezes durante 6 meses, apenas para não divulgarem algo impreciso.

"Temos alta confiança em nossos resultados, Checamos e rechecamos procurando qualquer coisa que possa ter distorcido nossas medições, mas não encontramos nada". Afirmou o porta-voz do grupo, Antonio Ereditado.

De acordo com o representante do Cern, James Gilles, toda a comunicado científica está convidada a analisar os dados e refazer os teste. Todas as informações irão estar disponível online, para que se refaça o experimento, e retirem suas próprias conclusões.

Ereditado afirma que a publicação do experimento estará disponível para isso mesmo, para que os cientistas refação o teste, uma vez que a diferença foi muito pequena.

"Meu sonho é que outro experimento independente encontre os mesmo resultado, daí eu ficaria aliviado"!

Como aconteceu?

Partículas elementares conhecidas com "neutrinos", foram lançadas do Cern, na Suíça em direção ao laboratória subterrâneo de Gran Sasso, na Itália, que fica a 730 Km de distancia. O neutrino chegou 60 nanosegundos mais rápido do que a luz.

Parece pouco mas Einstein disse, que nada poderia ultrapassar a velocidade da luz, nem mesmo por 1 nanosegundo.

O resultado abre "Perspectivas teóricas completamente novas" disse a CNRS, em comunicado.

"Dito de outro modo o neutrino percorreu 730 Km, e chegou apenas 20 metros na frente na linha de chegada", explicou o CNRS.

Milhares de experimentos já foram feitos procurando algo que ultrapassasse a velocidade da luz, mas nada até agora havia conseguido ultrapassa-lá.

Pesquisando para escrever essa matéria, vi gente falando que o neutrino foi para outra dimensão e voltou para a nossa dimensão na hora de chegar ao laboratório, e por isso o teoria de Einstein estaria a salvo, pois ela teria ultrapassado a velocidade da luz em outra dimensão e não na nossa. Será que isso seria mesmo possível?


Nenhum comentário:

Postar um comentário